A Caixa Separadora de Água e Óleo é um produto desenvolvido para combater os problemas ambientais causados pelo despejo incorreto de água poluída misturada a óleo diretamente nos corpos receptores. O resíduo sai do sistema praticamente livre da fração oleosa, podendo ser descartada na rede normalmente na rede coletora indicada pelos órgão ambientais.
A Caixa de Separação de Água e Óleo deve ser instalada em postos de combustíveis, oficinas mecânicas, garagens, condomínios, lava-rápidos, concessionárias, estacionamentos entre outros estabelecimentos que necessitem deste separação.
A caixa separadora de água e óleo é item obrigatório em todos os postos de combustíveis e ambientes que trabalham com tais substâncias no país. Com a específica função de preservar o meio ambiente do descarte irregular de óleo, graxa e semelhantes, esta resolução foi estabelecida em 29 de novembro de 2000, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, CONAMA.
Se você está precisando de uma caixa separadora de água e óleo para sua oficina mecânica, lava-rápido ou para seu posto de combustível, confira todas as informações que separamos para você escolher o equipamento certo!
Caixa Separadora de Água e Óleo: item obrigatório nos postos de combustíveis
O CONAMA publicou a Resolução Nº273, em 2000, afirmando que toda instalação e sistema de armazenamento que trabalha com derivados de petróleo devem ter o sistema separador de água e óleo. Como o nome já sugere, a caixa separadora de água e óleo tem a função de separar óleos e graxas da água, de maneira a impedir que estes resíduos sejam despejados na rede pública de esgoto.
Quando o descarte destes resíduos é feito de forma irregular e indevida, ele pode causar a contaminação dos lençóis freáticos, dos corpos d’água subterrâneos, além do solo e do próprio ar. Dessa forma, fica claro que a caixa separadora de água e óleo é um compromisso responsável com o meio ambiente.
Caixa Separadora de Água e Óleo: como funciona?
A caixa separadora de água e óleo é capaz de coletar efluente oleosos, tratar os resíduos e destinar estas substâncias para um corpo receptor ou uma rede de coleta. Para preservar o meio ambiente, tais impurezas são contidas e a água que não foi contaminada vai para outra rede coletora que já está tratada. Os óleos ficam separados em depósitos para, só então, serem descartados da forma correta.
De maneira geral, a caixa separadora de água e óleo funciona assim:
Na caixa retentora de areia presente no equipamento, os sólidos grosseiros como areia e iodo, que saem dos chassis e rodas, são retidos;
Na caixa separadora de óleo, a velocidade do fluxo é reduzida e a maior parte do óleo já fica retida;
Na caixa coletora de óleo, fica separado o óleo que ficou retido;
E, na caixa de inspeção, o óleo pode ser removido de maneira segura para ser descartado corretamente.
Caixa separadora de água e óleo: cuidados com o equipamento
A caixa separadora de água e óleo exige cuidados para que seu funcionamento permaneça eficiente. A limpeza e o processo de manutenção, por exemplo, devem ser feitos periodicamente para garantir sua perfeita operação. Além disso, é válido destacar que os resíduos sólidos acumulados devem ser retirados de maneira manual ou por meio de um sistema à vácuo.
Se você está em busca da caixa separadora de água e óleo ideal para o seu negócio, você encontra aqui. Trabalhamos com as melhores marcas que garante eficiência no serviço e satisfação completa.
Com mais de uma década de existência somado aos 20 anos de experiência de seus fundadores, a Techposto não para de inovar! Encontrar soluções adequadas para armazenamento, transferência, gerenciamento e abastecimento de combustíveis, será sempre o nosso maior desafio. “Uma Família de Colaboradores motivados tem sido o nosso maior capital intelectual e econômico que a empresa pode possuir, além de torna-la perene”. Afirmam seus fundadores.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade